quinta-feira, 12 de junho de 2014

O que são os aquíferos?

Público alvo: Séries iniciais do ensino médio.

Texto: Aqüífero é uma formação geológica do subsolo, constituída por rochas permeáveis, que armazena água em seus poros ou fraturas. Outro conceito refere-se a aqüífero como sendo, somente, o material geológico capaz de servir de depositório e de transmissor da água aí armazenada. Assim, uma litologia só será aqüífera se, além de ter seus poros saturados (cheios) de água, permitir a fácil transmissão da água armazenada.
Um aqüífero pode ter extensão de poucos quilômetros quadrados a milhares de quilômetros quadrados, ou pode, também, apresentar espessuras de poucos metros a centenas de metros (REBOUÇAS et al., 2002). Etimologicamente, aqüífero significa: aqui = água; fero = transfere; ou do grego, suporte de água (HEINEN et al., 2003). [...]. 

Fonte: http://www.abas.org/educacao.php


Fonte da imagem: http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/28001-o-que-e-um-aquifero

Atividade Proposta: Pesquise na internet os aquíferos existentes no Brasil e suas respectivas localizações em mapas. 

4 comentários:

  1. Resposta: Aquífero Guarani, que é uma reserva subterrânea de água doce (considerada até o momento a maior do mundo), localizada na região sul da América do Sul (partes do território do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai). Ele ocupa uma extensão de terra de, aproximadamente, 1,2 milhão de quilômetros quadrados. No Brasil, está presente no subsolo dos seguintes estados: São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato-Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo especialistas em hidrologia, a quantidade de água doce seria capaz de abastecer a população mundial por mais de cem anos. Numa possível falta de água doce no futuro, este recurso será de extrema importância para a humanidade. A reserva de água está protegida de contaminações e infiltrações por uma camada de rocha basáltica.
    RESPONDIDO POR: JAQUELINE RECKEL DA SILVA, 5º PERÍODO DE GEOGRAFIA DA FACULDADE CASTELO BRANCO.

    ResponderExcluir
  2. O Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e 35º de latitude sul e entre 47º e 65º de longitude oeste e ocupa uma área de 1,2 milhões de Km², estendendo-se pelo Brasil (840.000l Km²), Paraguai (58.500 Km²), Uruguai (58.500 Km²) e Argentina (255.000 Km²).

    Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


    Localização do Aqüífero Guarani



    Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos). É constituído pelos sedimentos arenosos da Formação Pirambóia na Base (Formação Buena Vista na Argentina e Uruguai) e arenitos Botucatu no topo (Missiones no Paraguai, Tacuarembó no Uruguai e na Argentina).

    ResponderExcluir
  3. Os aquíferos desempenham importantes papeis na natureza e cumprem várias funções. Através deles os cursos de águas superficiais são mantidos estáveis e o excesso de água (trasbordamento) é evitado através da absorção da água da chuva. Assim, em regiões como a Ásia tropical, caracterizada por uma longa estação quente (9 meses) e marcada por chuvas intensas, os aquíferos são de grande auxílio.
    No Brasil, localiza-se a maior reserva subterrânea de água doce do mundo, chamada Aquífero Guarani. É considerado um dos maiores aquíferos existentes, com aproximadamente 1,2 milhão de km², sendo a maior parte da área ocupada pelo aquífero presente no subsolo do centro-sudoeste do Brasil.


    Por Julia Leffler, 5° P. de Geografia FUNCAB Colatina

    ResponderExcluir
  4. Tanto a atividade do blog quanto os comentários foram avaliados. Att. Marina

    ResponderExcluir